Como criar aplicativos com Copilot: guia completo para Power Apps e codificação com IA

Com o avanço da inteligência artificial no desenvolvimento de softwares, ferramentas como o Copilot estão transformando a maneira como programadores criam aplicativos.
Se você ainda não experimentou utilizar esta inteligência artificial que sugere código em tempo real, este artigo vai mostrar como ela pode ser usada para criar um aplicativo em todas as etapas do processo, além de apresentar algumas dicas de boas práticas para o uso com esta finalidade.
Confira!
O que é o Microsoft Copilot e como ele ajuda no desenvolvimento de aplicativos?
O Microsoft Copilot é um assistente de codificação com IA desenvolvido pela GitHub em parceria com a OpenAI. Integrado a editores como o VS Code, ele sugere trechos de código, funções completas e até arquivos inteiros, com base no que você escreve e comenta no código.
Leia mais: Copilot: o que é e para que serve a ferramenta de produtividade da Microsoft
Além disso, com a integração ao Power Platform, agora é possível usar o Copilot no Power Apps para criar aplicativos completos apenas descrevendo suas necessidades.
Em vez de arrastar componentes ou escrever fórmulas no Power FX, você pode pedir ao Copilot que crie um aplicativo e detalhar o objetivo do aplicativo, que o Copilot gera tudo para você: o banco de dados (Dataverse), a tela da aplicação e os formulários.
Leia mais: Power Apps: o que é, para que serve e como acessar gratuitamente. Guia completo
Pré-requisitos para criar um aplicativo com o Copilot
Antes de começar a criar seus aplicativos, você vai precisar de:
Para desenvolvimento com código:
- Conta no GitHub com acesso ao Copilot (versão paga ou trial);
- Editor de código (VS Code ou JetBrains) com o plugin do Copilot instalado;
- Conhecimento básico da linguagem desejada (JavaScript, Python etc.);
- Ambiente Node.js (para apps web) ou compatível com o projeto.
Para Power Apps com Copilot:
- Conta Microsoft com acesso ao Power Platform;
- Permissão para usar o Dataverse;
- Acesso ao portal make.powerapps.com.
Como criar um App com Copilot usando código (VS Code)
A seguir, vamos detalhar todas as etapas para que você possa criar seu aplicativo com o Microsoft Copilot, utilizando codificação.
1. Planejamento básico
Antes de iniciar a escrita do código, pense no que seu aplicativo fará, por exemplo: “um app de gestão de tarefas simples com funcionalidades de cadastro, exclusão e marcação de tarefas concluídas”.
2. Criação do projeto
Em seguida, no terminal ou no VS Code, você vai criar uma pasta e iniciar seu projeto. Para um aplicativo em React, você pode usar conforme o código abaixo:
npx create-react-app to-do-app
cd to-do-app
code .
3. Comece com comentários
Uma das formas mais eficazes de usar o Copilot é por meio da escrita de comentários descritivos, de forma que ele possa entregar um resultado mais próximo da sua necessidade. Por exemplo, peça a ele para “criar um componente que renderiza uma lista de tarefas com checkbox”.
Ao pressionar a tecla Tab, o Copilot vai sugerir o código para essa funcionalidade. Você pode aceitar, editar ou pedir outra sugestão, até que fique como está esperando.
O Copilot se baseia nos seus comentários, no restante do código e nas boas práticas comuns encontradas em repositórios públicos para a criação dos códigos solicitados.
5. Testes
A inteligência artificial também pode ajudar a refatorar trechos de código. Basta apagar e reescrever com um comentário tipo “refatorar para usar useReducer ao invés de useState”.
6. Publicação
Depois de finalizado, o aplicativo pode ser hospedado no Vercel, Netlify ou GitHub Pages. O Copilot pode até ajudar a criar o arquivo de configuração necessário para isso. Basta pedir a ele para “criar arquivo de configuração para deploy no Vercel”.
Etapas para criar um app com o Copilot no Power Apps
Mas se você não possui conhecimentos de codificação e quer uma forma de criar seus aplicativos rapidamente via Power Apps, acompanhe o passo a passo a seguir.
Acesse o Power Apps e descreva seu aplicativo
Primeiro, vá para make.powerapps.com e no menu lateral, clique em “Copilot Studio” ou “Criar com Copilot”. Você verá uma caixa com o texto “Descreva o aplicativo que você deseja criar”.
Utilizando linguagem natural, descreva o tipo de aplicativo que quer criar, use o pormpt abaixo como exemplo:
“Quero um app para registrar chamadas de clientes com nome, telefone, data e observações.”







O Copilot vai gerar para você:
- uma tabela no Dataverse com os campos solicitados;
- um formulário de entrada;
- uma galeria de visualização.
Personalize com a ajuda do Copilot
Com a estrutura básica pronta, você pode continuar interagindo. Você pode pedir ao assistente que “adicione um botão para marcar como resolvido”, que mostre os registros apenas da última semana ou ainda que altere a cor do fundo para outra, especificando a cor de interesse. O Copilot vai adaptar os componentes e até as fórmulas Power FX automaticamente.
Teste e publicação
Por fim, clique em “Visualizar” para testar o aplicativo criado. Se estiver tudo certo, clique em “Publicar” para torná-lo disponível para uso em sua organização.
Vantagens do uso do Copilot no Power Apps
Agora que você já sabe como criar aplicativos utilizando o Copilot tanto com linguagem mais técnica quanto com linguagem natural, listamos algumas vantagens de optar pelo seu uso no Power Apps:
- acessível a não-desenvolvedores: ele é perfeito para analistas de negócios e profissionais de áreas não técnicas;
- velocidade: aplicativos simples são criados em minutos;
- integração com Dataverse e Microsoft 365: ele aproveita toda a infraestrutura da Microsoft para criar o aplicativo;
- iteração rápida: você pode ajustar seu aplicativo rapidamente sem precisar entender toda a estrutura do Power Apps.
Limitações do Copilot no desenvolvimento de aplicativos
- Indicado para apps simples e médios;
- Não substitui conhecimento técnico em Power FX ou lógica de negócios;
- Ainda em evolução, com atualizações frequentes.
Independentemente da forma que você decida utilizar o assistente virtual, é interessante seguir as dicas abaixo:
- Seja específico nos comentários;
- Revise o código sugerido antes de implementar;
- Use como ferramenta de aprendizado, explorando novos padrões e estruturas.
Conclusão
Em suma, criar um aplicativo com Copilot é como ter um par de programadores extra ao seu lado. Ele não substituirá o seu conhecimento, mas vai potencializar sua produtividade e auxiliar a superar bloqueios criativos.
Além disso, caso você não possua conhecimento técnico, pode aproveitar o Copilot no Power Apps, que marca um novo capítulo no desenvolvimento low-code, ao possibilitar que qualquer pessoa com uma ideia consiga criar um aplicativo funcional com poucos cliques e comandos em linguagem natural.
Sua utilização no Power Apss é ideal para prototipagem rápida, automatização de processos internos e capacitação de equipes fora do time de TI. Enquanto o uso com codificação vai auxiliar você a transformar ideias em protótipos funcionais em minutos.
Quer levar sua equipe a outro patamar?
Fale com nossos especialistas e descubra como os treinamentos em Copilot, Power Apps e Power Platform podem aumentar a produtividade do seu time. Entre em contato agora!