Drill Through: Como usar para detalhar dados no Power BI

Imagine-se em uma reunião apresentando um resultado quando, de repente, alguém pergunta: “Como você chegou a esse número?”
Nesse momento, seria muito útil se você pudesse selecionar o valor sobre o qual está sendo questionado, clicar em um botão e visualizar uma tabela com todos os lançamentos que compõem esse valor.
Isso é possível de ser feito com um conhecimento chamado drill through, um recurso poderoso que nos permite detalhar e estratificar os valores em nossos relatórios, fornecendo uma análise completa e imersiva, mostrando todos os lançamentos que compõem aquele resultado.
Nesse post, vamos te ensinar a utilizar este recurso. Se você desejar visualizar esse conteúdo como uma vídeo-aula, assista ao vídeo abaixo!
Para baixar o material utilizado neste post, clique aqui!Vamos supor que você precisa detalhar como chegou ao valor de faturamento de dezessete milhões de reais das vendas de cimento, como na imagem abaixo:

Com o drill through é possível criar uma tabela de detalhes com informações específica existente na sua base de dados. No nosso exemplo, vamos criar uma tabela que tenha os campos data da venda, cliente, vendedor e a medida de faturamento.

Criando a tabela de detalhes com informações específicas
Passo 1: O primeiro passo é montar uma tabela de detalhes em uma nova aba do Power BI. Essa tabela deve incluir as principais informações relacionadas ao valor em questão, como data, produto, cliente, vendedor e a medida de faturamento.

Configurando o Drill Through
Passo 2: Na mesma página da tabela de detalhes, vá para a seção “Drill Through” na opção de visualização e ative as opções “Relatório Cruzado” e “Manter todos os Filtros”. Em seguida, adicione os dados de faturamento nos campos do Drill Through.

Voltando para a página de vendas
Passo 3: Após adicionar a medida de faturamento, a setinha no canto superior esquerdo para voltar para a página da tabela será visível. Ajuste-a em tamanho e lugar para que sua página de detalhes esteja pronta.

Adicionando o botão de navegação
Passo 4: Volte para a página de vendas e insira um botão em branco, posicionando-o no local desejado. Para isso, clique em Inserir > Botões > Em branco

Ative a ação do botão para que, ao ser clicado, ele nos leve para a página de detalhes. Escolha o tipo de ação como Drill Through e defina a página de destino como a página de detalhes.

Configurando o estilo do botão
Passo 5: O botão vai ter dois estados, habilitado e desabilitado. O primeiro passo é configurar a versão desabilitado, você pode escolher a cor, a forma e o título para este botão, como no exemplo abaixo.

Para configurar o botão no estado habilitado, clique em alguma das barras da tabela para definir o formato.
Para isso, basta selecionar o estado padrão nas opções de forma e estilo e depois é só configurar o design do botão da maneira que preferir.
Um ponto importante que deve ser comentado é que, enquanto você estiver no ambiente de desenvolvimento do Power BI e quiser clicar no botão para direcioná-lo à página de detalhas é importante apertar o botão de CTRL no seu teclado.
Quando o relatório for publicado não há mais necessidade de apertar o CTRL.

A importância da consistência das medidas nos gráficos
Certifique-se de que a mesma medida de faturamento esteja sendo usada em todos os gráficos relacionados. Isso garantirá que, ao navegar para a página de detalhes, as informações estejam alinhadas e coerentes, proporcionando uma análise precisa e confiável.
Caso contrário você pode terminar com valores cruzados que não fazem sentido, induzindo uma análise errada sobre o todo.