Como usar os visuais interativos do Power BI em apresentações

Ao implementar uma ferramenta de Business Intelligence é fundamental dominar o uso de recursos visuais interativos do Power BI. Isso porque de nada adianta ter dados de qualidade, cruzados e modelados de acordo com o seu negócio se você não consegue apresentá-los de forma simples que permita que os usuários possam ter insights relevantes.
Considerando os grandes volumes de dados manipulados pelo BI, é impraticável esperar que os usuários possam tirar conclusões com dados apresentados em tabelas ou relatórios. O uso de gráficos torna essa tarefa muito mais fácil porque o cérebro humano processa dados visuais cerca de 60.000 vezes mais rápido do que dados textuais.
Neste artigo iremos apresentar diferentes formas de usar os visuais interativos do Power BI. Boa leitura!

Visuais personalizados com R
Anteriormente, era possível usar a linguagem de programação R apenas para finalidades estatísticas no Power BI. Com o lançamento das bibliotecas Plotly e htmlwidgets, agora é viável usar o R para visuais interativos no Power BI. Esses recursos são suportados tanto pelo serviço como pela versão Desktop do Power BI.
Essas bibliotecas possibilitam a interatividade dentro dos relatórios, uma vez que são gerados arquivos HTML e não mais imagens estáticas para gráficos. A utilização de visuais interativos do Power BI com R ajuda o usuário na tomada de decisão, além de possibilitar dicas e seleções.
Diagramas Ilustrativos com Visio
O Visio é um software usado principalmente para a criação de fluxogramas e diagramas. Esses recursos gráficos são extremamente valiosos para compreender processos e seus fluxos. Ao combiná-los com dados de dashboards é possível gerar visuais interativos do Power BI extremamente relevantes para a análise de situações, auxiliando na geração de insights importantes para os negócios da empresa.
O uso combinado do Visio e do Power BI possibilita a ilustração e comparação de dados como diagramas e visualizações em um único dashboard, possibilitando aos gestores um panorama geral e dando suporte para a tomada de decisão inteligível.

Gráficos de Funil e de Cascata
Gráficos de Funil e de Cascata são extremamente pertinentes para a análise de dados utilizando visuais interativos do Power BI. Estes recursos são aplicáveis quando deseja-se avaliar ou comparar a variação de uma variável ao longo do tempo.
Ambos os gráficos podem ser segmentados, permitindo que o usuário possa minuciar o nível de informação de um nível macro para um nível mais detalhado, identificando gaps ou oportunidades.
O gráfico de cascata exibe a duração total de um valor de acordo com a soma ou subtração de subvalores. Pode ser utilizado, por exemplo, para avaliar as vendas de um departamento ao longo do ano. Em um segundo nível a informação pode ser detalhada ao nível de nome do vendedor. Essa análise permite que os gestores identifiquem a contribuição de cada mês do ano para as vendas, combinada ao desempenho individual de cada vendedor, transformando assim dados em informação.
Nesse mesmo exemplo, o Gráfico de Funil poderia ser utilizado para segmentar as vendas por vendedor de maneira decrescente. É uma maneira de usar os visuais interativos do Power BI para segmentar vendedores por grupos de nível de vendas.
Gráfico de Medidor Radial
O gráfico de medidor radial é um dos visuais interativos do Power BI mais conhecidos para dashboards. A popularidade do seu uso se deve ao fato de este ser um gráfico muito intuitivo e que permite destacar de forma clara um KPI relevante para os negócios da empresa.
O gráfico de medidor radial se assemelha a um velocímetro e serve para dar destaque a um indicador importante. Com ele é possível perceber de maneira clara se o valor da métrica está abaixo ou acima do esperado.
A relevância dos visuais interativos do Power BI
Dashboards para Business Intelligence devem ser facilmente compreensíveis e servem para dar um panorama geral de uma determinada situação aos gestores. Os recursos gráficos gerados a partir de dados do próprio negócio geram conhecimento que dá suporte para tomada de ação assertiva e inteligível de gestores. O uso de diferentes visuais interativos do Power BI é fundamental para que esses dashboards possam atender às necessidades específicas de negócios distintos.
Se você achou gostou de aprender mais sobre como usar os visuais interativos do Power BI, sugerimos que continue a leitura com o artigo 12 recursos para criar apresentações incríveis com Power BI.
